Lifestyle

Barcos particulares: 5 cuidados essenciais com sua embarcaçãoTempo de leitura: 3 min

Ter um barco particular é um lazer indispensável para quem ama estar nos mares. Não há nada como passar horas navegando e curtindo toda a energia e conexão com as águas. E para que essas experiências sejam aproveitadas ao máximo é preciso que seu barco esteja em boas condições. Em uso ou não, a embarcação deve receber os devidos reparos e manutenções para que sua vida útil seja estendida. Por isso nós, da Porto Bracuhy, aconselhamos que você tenha estes 5 cuidados essenciais com sua embarcação. Confira!

Antes de qualquer coisa: leia o manual

Por mais óbvio que pareça, ler o manual de sua embarcação é essencial antes de fazer qualquer reparo ou limpeza. Conhecer as especificidades de seu barco resultará na escolha e aplicação correta dos produtos de limpeza, óleos e outros itens responsáveis pelo seu bom funcionamento.

Produtos de limpeza especiais

Como visto no primeiro item, você deve usar produtos específicos para a manutenção e limpeza. Há no mercado várias alternativas de substâncias desenvolvidas para fins de uso náutico. O uso de detergentes e sabões em pó, por exemplo, podem danificar a estrutura do barco, causando manchas indesejadas. No caso de alguns solventes e materiais abrasivos, como esponjas de aço, o uso pode causar arranhões e danificar o gel coat — uma proteção especial dos cascos das embarcações.

Lave sempre que usar

Este item é muito importante, principalmente se você costuma navegar por águas salgadas. O sal marinho é extremamente corrosivo e nocivo a algumas partes da embarcação, sendo as partes de metal as mais afetadas. Então, sempre que usar o seu barco, lave-o com água doce e, após a lavagem, use algum produto de proteção, como as ceras náuticas. Elas manterão o barco protegido das ações do tempo por um maior período.

Capas protetoras

Nos longos períodos em que seu barco fica parado, é importante que você invista em uma boa capa para a sua proteção. Há capas especiais que protegem a embarcação de poeira e da ação dos raios UV emitidos pelo sol. Opte por capas sem anilhas metálicas, pois elas sofrem mais com a ação do tempo e podem vir a arranhar o casco da embarcação.

Cuidados com o motor

Os cuidados com o motor são tão importantes quanto os com a parte externa do barco. É aconselhável que você faça o uso de óleo indicado pelo fabricante, já que há muitos modelos de motor no mercado, e cada um demanda de uma manutenção diferente. Além disso, você não deve deixar o barco parado por períodos muito longos, pois o combustível parado pode corroer as partes internas do motor. O recomendado é que o barco seja ligado ao menos uma vez a cada 15 dias.

Caso a distância o impeça de realizar esses cuidados, certifique-se de que alguém mais próximo possa fazê-los para você.

Agora, basta aplicar esses 5 cuidados com a sua embarcação que, certamente, ela terá uma vida útil estendida! Caso ainda não tenha espaço para ter seu próprio barco parado na porta de casa, nós, da Porto Bracuhy, convidamos você a conhecer o Condomínio Porto Bracuhy, em Angra dos Reis. O condomínio conta com casas e terrenos ao longo de canais que permitem a atracação de embarcações em vagas particulares. Entre em contato conosco e saiba mais.

Comente aqui